Endócrino Pediatria

O que é?

É a especialidade responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento das alterações hormonais e metabólicas que podem ocorrer no corpo das crianças, do nascimento até o final da adolescência.

O que trata?

  • Problemas de crescimento
  • Obesidade infantil
  • Puberdade precoce ou atrasada
  • Diabetes infantil
  • Alterações nos hormônios da tireoide
  • Alterações ósseas
  • Entre outros.

Problemas de Crescimento

Obesidade infantil

Puberdade precoce ou atrasada

Diabetes Infantil

Como é feito?

A consulta é realizada utilizando a minha metodologia da PEDIATRIA ESTRUTURAL. Neste encontro conversaremos sobre a rotina da criança, os hábitos em que está inserida, e a estrutura psicológica do seu lar como um todo. É um bate-papo tranquilo, sem pressões, no qual eu busco traçar as melhores estratégias e pontuar melhorias para o bem-estar e saúde dos pequenos. Vou ouvir dos pais sobre quais são as queixas do momento para a definição dos exames a serem realizados, em busca de um diagnóstico e se necessário, o melhor tratamento a ser instituído.

Como funciona a pediatria estrutural?

Muito além de avaliações clínicas e exames, eu também preciso conhecer um pouco mais sobre a vida da criança. Afinal, acredito que o ambiente pode influenciar na saúde.

 

Eu quero saber como é a rotina, os afazeres, toda a parte da alimentação, os hábitos, as manias, os gostos, o sono, e tuuudinho sobre eles. Isso faz muito sentido para mim, para nós!

 

Pense em você, como pai ou mãe: com certeza o estresse ou alegria do seu dia mexem com os seus sentimentos e com a maneira como você se comporta. E o mesmo acontece com as crianças.

 

Durante a minha consulta, nós vamos conversar muito! Eu preciso conhecer a sua família para ajudar da melhor forma possível no desenvolvimento do seu pequeno. Para isso, nós temos que nos tornar a melhor equipe. Você vem comigo?

Perguntas Frequentes

A endocrinologia pediátrica avalia a criança/adolescente como um todo, já que é uma área da medicina que engloba toda a parte dos hormônios do organismo. As alterações hormonais, comuns dessa idade, podem comprometer o crescimento, desenvolvimento e o metabolismo em geral. E a endócrino infantil está aí para ajudar no diagnóstico/tratamento das doenças relacionadas com as glândulas secretoras de hormônios, entre outros casos.

Os papais podem e devem recorrer ao especialista por conta própria, sem necessidade de encaminhamento, ao observar possíveis alterações no crescimento e desenvolvimento dos pequenos. A criança também pode ser encaminhada pelo pediatra após uma consulta de rotina, caso o profissional identifique possíveis problemas endocrinológicos.

-Problemas no crescimento;
-Meninas ou meninos se desenvolvendo rápido (cedo) ou devagar (tarde) demais;
-Excesso de peso (obesidade);
-Possível alteração nos hormônios da tireoide;
-Colesterol alto;
-Investigação de diabetes;
-Açúcar muito baixo no sangue;
-Distúrbios no osso (osteoporose/raquitismo);
-Aumento da mama (seios) nos meninos;
-Incômodo com o pênis pequeno;
-Excesso de pelos no corpo;
-Muita espinha em face e/ou costas;
-Irregularidades menstruais;
-Alterações endócrinas no teste do pezinho;
-Nascimento prematuro ou tamanho pequeno para idade da gestação;
-Alteração da genitália feminina ou masculina ao nascimento ou quando notada;
-Síndrome do ovário policístico;
-Uso prolongado de medicamentos como corticoide;
-Investigação de síndromes genéticas;
-Tumores endócrinos.